SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Programa Mais Educação: impactos e perspectivas nas escolas do campoDesenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PAULA, Ercilia Maria Angeli Teixeira de; SILVA, Lucas Tagliari da  e  SANTOS, Marcos Antonio dos. As possíveis relações da Educação Social e da Pedagogia Social no Programa “Mais - Educação”. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.455-470. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991817.

O presente trabalho teve como objetivo apresentar a revisão de literatura de estudos que discutem a Pedagogia Social e a Educação Social no Programa “Mais Educação” do Brasil. Esta pesquisa também buscou analisar na produção acadêmica as características das propostas pedagógicas e dos princípios teóricos metodológicos dessas áreas que estão presentes nesse Programa. A pesquisa foi qualitativa, de cunho teórico e os procedimentos utilizados foram a revisão de literatura de artigos publicados em periódicos indexados no portal da CAPES. Esta busca ocorreu nas bases de dados: Google, Google acadêmico e SciELO no período de agosto de 2015 a dezembro de 2016. Como resultados foi possível observar que existiam relações entre o Programa “Mais Educação” com a Pedagogia Social e Educação Social em relação aos princípios teóricos e práticas educativas e culturais desse programa no governo Dilma (2011-2016). Entretanto, com a mudança de governo para o governo Temer em agosto de 2016, ocorreram modificações no Programa “Mais Educação” que assumiu o nome de “Programa Novo Mais Educação”. Além da mudança de nome, as características e os objetivos do programa foram alterados e estão centralizados no reforço escolar nas áreas de português e matemática. Esses aspectos são diferentes da proposta inicial que previa a oferta de práticas educacionais, artísticas e educação inclusiva, principalmente para os alunos em condição de vulnerabilidade social. Dessa maneira, a proposta recente do “Programa Novo Mais Educação” se distancia dos princípios da Pedagogia Social e da Educação Social.

Palavras-chave : Pedagogia social; Educação social; Programa “Mais Educação”..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )