SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2As possíveis relações da Educação Social e da Pedagogia Social no Programa “Mais - Educação”O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

NASCIMENTO, Francisco Jeovane do; CASTRO, Eliziane Rocha  e  LIMA, Ivoneide Pinheiro de. Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBID. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.487-504. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991962.

As experiências diferenciadas vividas no contexto do PIBID, através do contato com práticas e saberes diversificados de profissionais mais experientes, podem constituir-se como um elemento importante na formação do futuro professor, para que este tenha condições de um exercício profissional adequado às suas percepções individuais e coletivas, sentindo-se estimulado a desenvolver-se dentro da profissão. Este estudo versa sobre o desenvolvimento profissional de professores de Matemática iniciantes, em que se analisou as implicações de experiências singulares vivenciadas na formação inicial (no âmbito do PIBID) e sua repercussão no exercício docente e desenvolvimento profissional. A metodologia usada foi o estudo de caso, cujos instrumentos de pesquisa foram a observação e a entrevista. Os resultados evidenciaram que as experiências singulares, vivenciadas no contexto do PIBID, propiciaram aos professores momentos de formação, constituição e aperfeiçoamento da aprendizagem da profissão, repercutindo no seu repertório de conhecimentos profissionais e na sua prática docente. Destaca-se que as ações desenvolvidas no contexto do PIBID repercutiram no trabalho dos professores iniciantes, constituindo-se como subsídios em seu contexto profissional, dentre eles a reflexão sobre a prática, a gestão de sala de aula, a aprendizagem com os pares, o uso de estratégias diversificadas no processo de ensino e aprendizagem matemático. As considerações finais evidenciaram que a continuidade da atividade educativa implica estudos, redirecionamentos das práticas didático/pedagógicas, na perspectiva do desenvolvimento profissional.

Palavras-chave : Professores de matemática iniciantes; Formação e prática docente; Desenvolvimento profissional..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )