SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Professional development of math teachers beginners: PIBID contributionWell succeeded pedagogical practices: a dialog with teachers´ speeches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

ANDRE, Marli; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; MARTINS, Francine de Paulo  and  PEREIRA, Marli Amélia Lucas. O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.505-520. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992231.

O presente texto tem o foco no processo de constituição da profissionalidade de professores iniciantes, buscando identificar os principais desafios enfrentados em suas práticas cotidianas na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Analisa ainda os elementos que afetam a identidade e o desenvolvimento profissional desses professores. Os procedimentos metodológicos envolveram quatro grupos de discussão com egressos do curso de pedagogia de três universidades e de uma faculdade do interior do estado de São Paulo. Os depoimentos evidenciaram que as relações empreendidas no cotidiano escolar, seja com os pais de alunos, seja com os gestores da escola, com colegas mais experientes ou com os alunos têm peso considerável na constituição da profissionalidade desses professores e afetam sua identidade profissional.

Keywords : Profissionalidade; Professor iniciante; Identidade profissional..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )