SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Desenvolvimento profissional de professores de matemática iniciantes: contribuição do PIBIDPráticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ANDRE, Marli; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa; MARTINS, Francine de Paulo  e  PEREIRA, Marli Amélia Lucas. O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.505-520. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992231.

O presente texto tem o foco no processo de constituição da profissionalidade de professores iniciantes, buscando identificar os principais desafios enfrentados em suas práticas cotidianas na educação infantil e nos anos iniciais da educação básica. Analisa ainda os elementos que afetam a identidade e o desenvolvimento profissional desses professores. Os procedimentos metodológicos envolveram quatro grupos de discussão com egressos do curso de pedagogia de três universidades e de uma faculdade do interior do estado de São Paulo. Os depoimentos evidenciaram que as relações empreendidas no cotidiano escolar, seja com os pais de alunos, seja com os gestores da escola, com colegas mais experientes ou com os alunos têm peso considerável na constituição da profissionalidade desses professores e afetam sua identidade profissional.

Palavras-chave : Profissionalidade; Professor iniciante; Identidade profissional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )