SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The role of the other in the constitution of the professionalism of beginning teacherContinuous training of the teacher-educator: constitution of the professional knowledge in collective reflective processes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SISLA, Heloisa Chalmers  and  SOUZA, Ana Paula Gestoso de. Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professoras. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.521-539. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991730.

Buscou-se identificar e compreender elementos presentes e ausentes sobre práticas bem sucedidas e sobre o conceito de boas/bons professoras/es a partir das perspectivas de cinco professoras atuantes numa escola de Educação Básica. Para tanto realizamos entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi guiada pelos seguintes eixos: base de conhecimento docente, reflexão sobre a própria escolarização, reflexão sobre a influência da família na profissão, análise sobre a prática pedagógica e situações educativas, conexão entre projeto pessoal e institucional, participação político-pedagógica, coerência/articulação entre teoria e prática. Os resultados indicaram uma ênfase nos discursos das professoras relativos à sala de aula para aspectos de práticas bem sucedidas, particularmente nos tipos de conhecimentos que compõem a base de ensino e a crença e aposta na aprendizagem de todas/os estudantes. As cinco entrevistadas reconheceram a necessidade de dominar conhecimentos sólidos específicos para concretizar a docência, assim como do conhecimento pedagógico geral e pedagógico do conteúdo. A relação entre professora e estudantes foi indicada por quatro das professoras e uma delas associou uma boa relação com estudantes à ausência de indisciplina em suas aulas. A crença na capacidade dos/as estudantes foi indicada por três professoras. A participação política e pedagógica manifestou-se no discurso de três das professoras. Estiveram ausentes elementos que a literatura vem apontando como pertencentes ao conceito de bom professor ou práticas bem sucedidas, voltados para o trabalho coletivo e para a reflexão e registro da trajetória docente e análise das situações educativas.

Keywords : Práticas pedagógicas bem sucedidas; Formação de professores/as; Perspectivas de professoras..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )