SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Well succeeded pedagogical practices: a dialog with teachers´ speechesThe “self with oneself” by the sound of the bugle: education, processes of subjectivation through the “writings of the self” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

LAUXEN, Ademar Antonio  and  PINO, José Claudio Del. A formação contínua do professor-formador: constituição dos saberes profissionais em processos reflexivos coletivos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.540-558. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991736.

O objetivo da pesquisa que motivou este artigo é discutir os saberes que caracterizam o educador, bem como os atributos relacionados ao professor-formador e sua pertinência para a constituição do profissional crítico-reflexivo. Este estudo é de caráter qualitativo, na perspectiva da investigação-ação, resultado de entrevista com questões semiestruturadas, realizadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura em Química. A pesquisa revela atributos e características inerentes ao bom professor e que se associam ao professor-formador, discutindo como os entrevistados correlacionam essas duas categorias. Além disso, aponta para a necessidade de processos reflexivos por parte do educador, sinalizando que essa reflexão pode romper com o processo meramente individual e constituir-se como prática social coletiva, em espaços/tempos intrainstitucionais. Os dados revelam, ainda, que os professores-formadores apresentam pontos de convergências com saberes para a docência, e que esses ao serem revelados e problematizados em espaços/tempos de formação contínua podem contribuir para uma melhor compreensão do ser e fazer docente.

Keywords : Professor-formador; Saber-docente; Pesquisador reflexivo..

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )