SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Práticas pedagógicas bem sucedidas: um diálogo com discursos de professorasO “ser-consigo” ao toque do clarim: educação, processos de subjetivação através das “escritas de si” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

LAUXEN, Ademar Antonio  e  PINO, José Claudio Del. A formação contínua do professor-formador: constituição dos saberes profissionais em processos reflexivos coletivos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.540-558. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991736.

O objetivo da pesquisa que motivou este artigo é discutir os saberes que caracterizam o educador, bem como os atributos relacionados ao professor-formador e sua pertinência para a constituição do profissional crítico-reflexivo. Este estudo é de caráter qualitativo, na perspectiva da investigação-ação, resultado de entrevista com questões semiestruturadas, realizadas com dez professores-formadores, atuantes em um curso de licenciatura em Química. A pesquisa revela atributos e características inerentes ao bom professor e que se associam ao professor-formador, discutindo como os entrevistados correlacionam essas duas categorias. Além disso, aponta para a necessidade de processos reflexivos por parte do educador, sinalizando que essa reflexão pode romper com o processo meramente individual e constituir-se como prática social coletiva, em espaços/tempos intrainstitucionais. Os dados revelam, ainda, que os professores-formadores apresentam pontos de convergências com saberes para a docência, e que esses ao serem revelados e problematizados em espaços/tempos de formação contínua podem contribuir para uma melhor compreensão do ser e fazer docente.

Palavras-chave : Professor-formador; Saber-docente; Pesquisador reflexivo..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )