SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A formação contínua do professor-formador: constituição dos saberes profissionais em processos reflexivos coletivosEscolas étnicas: possibilidades de estudo por diferentes correntes pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FREITAS, Andréia Pinheiro de; SILVEIRA, Carlos Roberto da  e  MASCIA, Márcia Aparecida Amador. O “ser-consigo” ao toque do clarim: educação, processos de subjetivação através das “escritas de si”. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.578-593. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991647.

Os discursos que permeiam toda e qualquer discussão sobre educação são extremamente marcados pelas relações sociais, políticas, culturais e ideológicas que são vivenciadas pelos sujeitos da história. A língua, portanto, que reflete parte do conjunto simbólico desses discursos, constitui-se em um poderoso meio de significação e ressignificação dos mais variados gêneros e uma das formas mais importantes para a análise desses mesmos discursos. É no contexto dessas discussões, embasado nas teorias foucaultianas sobre processos de subjetivação e escrita de si e nas teorias enunciativas e discursivas de linguagem, com o suporte teórico da Análise do Discurso de Linha Francesa, que o presente artigo teve como objetivo geral observar as marcas de objetivação e subjetivação que se evidenciam em textos de alunos em formação militar, após a interação com imagens de vídeos produzidos por outros alunos em contextos diferentes. Na análise discursiva dos textos do presente trabalho, evidenciaram-se regularidades marcadas pela escolha de palavras que remetiam a determinados campos lexicais de legitimação em relação ao poder disciplinar a que estão submetidos. O artigo, dessa forma, lança um olhar sobre as percepções e questionamentos em relação à rotina da vida militar que emergem da “escrita de si” de sujeitos em início de formação militar.

Palavras-chave : Subjetividade; Escrita de si; Análise do discurso; Educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )