SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2O “ser-consigo” ao toque do clarim: educação, processos de subjetivação através das “escritas de si”Gerencialismo e perfomatividade: o único caminho para a escola pública de qualidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BOCOEN, Rodrigo. Escolas étnicas: possibilidades de estudo por diferentes correntes pedagógicas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.594-603. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991658.

Neste texto, buscamos elaborar reflexões sobre as escolas étnicas dos imigrantes poloneses no Paraná (Brasil) por meio da utilização de pesquisadores de diferentes teorias da educação, sendo selecionados os autores Saviani (2011) e Arroyo (2012). As escolas étnicas constituíram um fenômeno existente no Brasil desde meados do século XIX até o final da década de 1930, sendo possível observá-lo também entre outras etnias. No Paraná, existiam cerca de 167 escolas étnicas polonesas na década de 1930. Entre as principais características desse tipo de escola estão o ensino ministrado na língua materna do grupo, assim como o ensino da cultura e da história do país de origem. A maior parte dessas escolas eram criadas e mantidas pela própria comunidade, e mesmo quando existiam escolas públicas brasileiras na região, os colonos poloneses davam preferência às suas próprias escolas, devido à manutenção de suas características culturais. Para auxiliar na construção desta pesquisa, foram utilizadas as contribuições de autores que trabalham especificamente com a questão das escolas étnicas, como Buchmann (1995), Kreutz (2000), Renk (2009) e Wachowicz (2002). Através deste texto, pudemos constatar diversas questões onde é possível estabelecer relações entre as teorias pedagógicas em questão e as escolas étnicas. Saviani (2011) estabelece relações entre educação e trabalho, concebendo ainda a educação escolar como resultado de um longo processo histórico e elemento capaz de fomentar transformações nas relações sociais. Arroyo (2012), ao trabalhar com movimentos sociais, observa uma diversidade de pedagogias construídas por meio de relações antagônicas de dominação e resistência, sendo essas pedagogias ferramentas de afirmação positiva de grupos minoritários.

Palavras-chave : História da educação; Imigração polonesa; Imigração e educação..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )