SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Racism in educational background: a matter of ethics and human rightsLinkage between university and public school: the case of lato sensu postgraduate course at UFRJ teaching Sociology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

TRINDADE, Sara Dias  and  MOREIRA, J. António. Tecnologias móveis e a recriação digital na construção do conhecimento histórico. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.637-652. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992230.

Face aos novos desafios que se colocam à educação na atualidade, o recurso ao mobile learning, e mais especificamente às tecnologias móveis, e a análise do seu impacto a nível motivacional e psicossocial em estudantes do ensino fundamental e médio, tem vindo a granjear progressivo interesse pela comunidade científica. A presente investigação tem como objetivo verificar se, através da utilização do iPad e da plataforma iTunes U, os estudantes se apropriam de conceitos estruturais para a construção do conhecimento histórico. Recorrendo a um estudo de caso, a investigação centrou-se num grupo de 47 estudantes do ensino fundamental - 9.º ano de escolaridade -, com idades compreendidas entre os 14 e os 16 anos, tendo como contexto um ecossistema tecnológico para a criação de uma história digital relativa ao período revolucionário português de 1974/76. De referir que o programa principal utilizado para a realização da atividade foi o Book Creator, que permite a importação para a aplicação iBooks em formato de livro. Os resultados obtidos revelam que o uso destas tecnologias móveis e seus aplicativos podem ter efeitos muito positivos, não só a nível motivacional, mas também, e sobretudo, no que diz respeito à aquisição e construção do conhecimento histórico, a nível do domínio de conceitos estruturais, como o de significância e evidência.

Keywords : Tecnologias móveis; Ensino da história; Complexidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )