SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Mobile technologies and digital recreation in the construction of historical knowledgeThe evaluation of the “Triple Jump” Method applied to students of Medical school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

HANDFAS, Anita  and  MACAIRA, Julia Polessa. Articulação entre universidade e escola públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de Sociologia da UFRJ. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.653-666. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991884.

O objetivo do artigo é discutir a formação continuada de professores, tendo por base a experiência do curso de pós-graduação lato sensu - especialização em ensino de sociologia da Faculdade de Educação da UFRJ. Para alcançar esse objetivo e apoiando-se nas noções de campo e habitus de Pierre Bordieu, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e considerados os dados da avaliação da coordenação do curso, para entender os impactos causados pelo trânsito dos professores entre os campos da universidade e da escola. Dentre as conclusões, destacamos que para uma parte considerável dos alunos o curso representa a possibilidade real de retomada da formação acadêmica, que em grande parte foi abandonada pela contingência do trabalho docente na escola. Os dados analisados reafirmam a concepção do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - CESPEB, cujos princípios se assentam na articulação entre universidade e escola públicas.

Keywords : Formação continuada docente; Estudo de caso; Pós-graduação lato sensu; Ensino de sociologia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )