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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

HANDFAS, Anita  e  MACAIRA, Julia Polessa. Articulação entre universidade e escola públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de Sociologia da UFRJ. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.653-666. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991884.

O objetivo do artigo é discutir a formação continuada de professores, tendo por base a experiência do curso de pós-graduação lato sensu - especialização em ensino de sociologia da Faculdade de Educação da UFRJ. Para alcançar esse objetivo e apoiando-se nas noções de campo e habitus de Pierre Bordieu, foram realizadas entrevistas, aplicados questionários e considerados os dados da avaliação da coordenação do curso, para entender os impactos causados pelo trânsito dos professores entre os campos da universidade e da escola. Dentre as conclusões, destacamos que para uma parte considerável dos alunos o curso representa a possibilidade real de retomada da formação acadêmica, que em grande parte foi abandonada pela contingência do trabalho docente na escola. Os dados analisados reafirmam a concepção do Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica - CESPEB, cujos princípios se assentam na articulação entre universidade e escola públicas.

Palavras-chave : Formação continuada docente; Estudo de caso; Pós-graduação lato sensu; Ensino de sociologia..

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