SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Articulação entre universidade e escola públicas: o caso do curso de pós-graduação lato sensu em ensino de Sociologia da UFRJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CANSANCAO, Isaac Farias et al. A avaliação do método “Salto Triplo” aplicado a estudantes do curso de Medicina. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.2, pp.667-672. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991876.

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por tutores na realização de um salto triplo avaliando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) em um grupo de 37 estudantes do segundo período do curso de medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, campus de Paulo Afonso, Bahia, Brasil. O “salto triplo” ocorreu em um período diurno, e foi dividida em três grupos de tutoria de nove alunos, um grupo com dez alunos e oito docentes. A situação-problema foi elaborada pelos tutores envolvidos e todos os estudantes foram previamente informados sobre a metodologia aplicada. A avaliação foi dividida em três etapas (1-apresentação do caso clínico; 2-Estudo individualizado; 3-Apresentação oral). No final do salto triplo, ainda foi aplicado um questionário avaliativo e 27 alunos consentiram em preenchê-lo. Os estudantes que participaram desta aplicação conseguiram identificar com rapidez os objetivos de aprendizagem (94,6%). No entanto, uma pequena parte dos estudantes participantes (cerca de 5%) sugeriram modificações quanto ao tempo estipulado para cumprimento das etapas do método. A experiência relatada reforça que esta ferramenta avaliativa tem caráter formativo eficaz na mensuração do processo de ensino-aprendizagem dos estudantes na área da saúde que estudam com ABP, aperfeiçoando sua formação educacional.

Palavras-chave : Ensino superior; Aprendizagem baseada em problemas; Avaliação..

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )