SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3The Teacher Education and Other Educational Agents, New Technologies and Learning Environments research line: origin and trajectoryThe practice of operations tables in the gaucho Lutheran parochial schools of the 20 th century author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

COELHO, Marcio. Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007). Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.742-752. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992445.

Considerando que a atual complexidade e amplitude da produção científica exigem estudos de metaciência, este artigo apresenta o resultado da análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado do PPGE-UFSCar, na área de Fundamentos da Educação, no período de 1993 a 2007, objetivando identificar os paradigmas epistemológicos que fundamentaram tal pesquisa em educação. A análise de 55 teses defendidas no período permitiu identificar a presença dos paradigmas marxista, fenomenológico e das “tendências pós-modernas”, com predominância do primeiro, bem como apontar as principais obras e autores referenciais, destacando a atuação dos orientadores.

Keywords : Pesquisa educacional; Análise bibliométrica; Análise epistemológica..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )