SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A linha de pesquisa Formação de Professores e Outros Agentes Educacionais, Novas Tecnologias e Ambientes de Aprendizagem (PPGE-UFSCar): origem e trajetóriaA prática da tabuada nas escolas paroquiais luteranas gaúchas do século XX índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

COELHO, Marcio. Os referenciais teóricos na pesquisa do PPGE-UFSCar: análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado na área de Fundamentos da Educação (1993-2007). Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.742-752. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992445.

Considerando que a atual complexidade e amplitude da produção científica exigem estudos de metaciência, este artigo apresenta o resultado da análise bibliométrica e epistemológica da produção científica do Doutorado do PPGE-UFSCar, na área de Fundamentos da Educação, no período de 1993 a 2007, objetivando identificar os paradigmas epistemológicos que fundamentaram tal pesquisa em educação. A análise de 55 teses defendidas no período permitiu identificar a presença dos paradigmas marxista, fenomenológico e das “tendências pós-modernas”, com predominância do primeiro, bem como apontar as principais obras e autores referenciais, destacando a atuação dos orientadores.

Palabras clave : Pesquisa educacional; Análise bibliométrica; Análise epistemológica..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )