SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3O “aluno problema”: contribuições de Joel Martins (1970) para a EducaçãoPolítica de educação especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

FERREIRA, Naidson Clayr Santos; SOUZA, Calixto Júnior de; SILVA, João Henrique da  e  FERNANDES, Woquiton Lima. Estudo bibliométrico sobre a política educacional para pessoas com deficiência entre 1997 e 2014. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.804-816. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991977.

O presente artigo tem como objetivo geral analisar a produção científica sobre a temática da política na modalidade Educação Especial, no período de 1997 ao primeiro semestre de 2014, presentes na Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE) e na Revista Educação Especial (REE). A coleta de dados foi realizada por meio de levantamento junto à base de dados das revistas e a seleção dos artigos foi realizada através de uma busca pelo termo “política” nos portais eletrônicos das referidas revistas. Para armazenar os dados foi usado como instrumento de coleta um protocolo de registro bibliométrico criado pelos autores. Para a análise de dados desses periódicos foi empregada a metodologia de estudo bibliométrico, utilizando diversos indicadores, e para o tratamento dos dados foi feito o uso do Software Microsoft Excel. Os dados foram apresentados por meio de tabelas e gráficos. Foram contabilizados 44 artigos de temáticas e objetivos diversos e 70 autores vinculados, principalmente, à região Sul e Sudeste do país. Os resultados mostraram que, após o ano de 2008, houve um aumento considerável na quantidade de artigos produzidos, tendo como metodologia, em sua maioria, estudos documentais e qualitativos. Além disso, muitos trabalhos apresentaram resumos com escrita científica que enfatizaram em suas conclusões a ineficiência da gerência administrativa do Poder Público para garantir uma Educação Especial de qualidade. Portanto, consideramos que a política educacional para as pessoas com deficiência possui limites, possibilidades e desafios, além de serem necessárias novas metodologias em futuros estudos sobre essa política.

Palavras-chave : Special education; Educational policies; Bibliometric study..

        · resumo em Português | Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )