SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Estudo bibliométrico sobre a política educacional para pessoas com deficiência entre 1997 e 2014Teoria democrática e políticas de educação: a importância da deliberação para a accountability índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

PANTALEAO, Edson et al. Política de educação especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectiva. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.830-845. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992099.

Este artigo tem o objetivo de apresentar reflexões sobre políticas de Educação Especial implementadas no município de Xalapa, capital do Estado de Veracruz/México. Baseados no estudo de documentos e nos dados disponibilizados pela Diretoria de Educação Especial do Estado de Veracruz trazemos questões relativas à organização dos espaços e atividades desenvolvidas pela administração pública veracruzana em Xalapa, tendo em vista a garantia de escolarização para estudantes com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento naquela municipalidade. Associados a essas questões, também destacamos dados censitários e estatísticos que evidenciam os perfis dos estudantes com diagnóstico de deficiência e/ou de transtornos globais do desenvolvimento matriculados em escolas de ensino comum em Xalapa/VER-MEX. Dos resultados, observa-se que as práticas administrativas da diretoria de Educação Especial de Veracruz trazem intencionalidades políticas para a melhoria das condições de realização da educação de pessoas com deficiência e/ou com transtornos globais do desenvolvimento em Xalapa. Via de regra, os serviços de Educação Especial realizados no contexto da escola de ensino comum constituem parte importante do trabalho dos profissionais que atuam na Direção de Educação Especial do Estado de Veracruz. Destaca-se que o conjunto de serviços de Educação Especial disponibilizados em Xalapa, articulado com os desafios presentes no prosseguimento da escolarização dos estudantes com deficiência, indica a importância de se considerar cada vez mais e de forma sistemática as experiências vividas no cotidiano escolar como referência na avaliação das políticas e das propostas educativas que se vêm implementando.

Palabras clave : Educação especial; Estudo comparado internacional; Políticas educacionais..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )