SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Política de educação especial em território mexicano: o município de Xalapa em perspectivaDeterminantes da situação do egresso de gestão ambiental da Universidade de Brasília - UnB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PASQUARELLI, Bruno Vicente Lippe  e  CHIRINEA, Andréia Melanda. Teoria democrática e políticas de educação: a importância da deliberação para a accountability. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.846-861. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991702.

O estudo propõe uma revisão crítica da função da educação e da ideia de accountability contida nas premissas neoliberais, visando explicitar uma abordagem que considere caminhos teórico-conceituais na educação que sustentem uma configuração mais democrática e deliberativa, com um projeto político, cultural e educacional capaz de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Como pudemos notar, a educação está cada vez mais sujeita às estratégias normativas do economicismo. Com as novas estruturas e funções da gestão no campo da educação que enfatizam a accountability, há uma função primordial de controle à distância de um Estado mínimo, considerado como o novo Estado avaliador, cujas políticas de educação estão convergindo para um número cada vez maior em diversos países. Para tanto, o estudo se propôs a revisar as principais tipologias do fenômeno da accountability, para depois apresentar novas maneiras de se pensar a educação a partir dos principais teóricos da democracia deliberativa, enfatizando a necessidade do discurso e até mesmo do conflito. Por fim, como resultado, foi feita a conexão de aspectos da teoria democrática deliberativa, vinculadas à área da Ciência Política, com mecanismos que permitam o diálogo entre atores educacionais no processo de prestação de contas, de avaliação e de responsabilização. Com isso, o espaço da política e da educação em uma democracia deve estar centrado no discurso e no diálogo e não totalmente pautado em ideais competitivos, neoliberais ou republicanos, mas sim em uma política deliberativa que viabilize sua complexidade para a totalidade dos cidadãos.

Palavras-chave : Accountability; Democracia deliberativa; Habermas; Neoliberalismo..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )