SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Teoria democrática e políticas de educação: a importância da deliberação para a accountabilityInclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ALMEIDA, Alexandre Nascimento de. Determinantes da situação do egresso de gestão ambiental da Universidade de Brasília - UnB. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.862-875. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991728.

Embora o número de matrículas na última década no ensino superior tenha dobrado, a produtividade registrada pelos trabalhadores no Brasil permaneceu praticamente estável, sugerindo uma baixa efetividade dos conhecimentos adquiridos nas universidades do Brasil. A Universidade de Brasília (UnB) ampliou o seu número de vagas por meio da criação de novos campi na periferia da cidade de Brasília como, por exemplo, pela criação da Faculdade UnB de Planaltina (FUP). A FUP foi inaugurada em 2006 e oferece os cursos de Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo. Assim, o trabalho teve como objetivo analisar a influência de atividades acadêmicas do curso de Gestão Ambiental (GAM) da FUP na empregabilidade do seu egresso, bem como, a interferência dessas atividades na decisão do ex-aluno pela continuidade dos estudos. Para tanto, aplicaram-se questionários para os egressos do curso de GAM da FUP, alcançando uma amostra de 44 formulários respondidos. Dentre os resultados destacou-se a influência positiva de estágios para a inserção do egresso no mercado de trabalho e de atividades de iniciação científica na continuidade de seus estudos. Atividades de extensão não contribuíram significativamente para a empregabilidade e nem para a continuidade dos estudos pelo egresso analisado.

Palavras-chave : Gestão Ambiental; Pesquisa de egressos; UnB..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )