SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Determinantes da situação do egresso de gestão ambiental da Universidade de Brasília - UnBFormação e desejo de ser professor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

POKER, Rosimar Bortolini; VALENTIM, Fernanda Oscar Dourado  e  GARLA, Isadora Almeida. Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de Pedagogia. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.876-889. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992016.

A educação inclusiva implica tomada de decisões que afetam o processo educativo escolar e contestam práticas tradicionais, tanto do ponto de vista organizacional e político quanto didático-pedagógico. A formação inicial de professores se situa nesse cenário e tem apresentado limitações. Os cursos de formação, em especial a Pedagogia, não têm conseguido capacitar os futuros professores para atenderem de forma efetiva as necessidades e particularidades dos alunos público alvo da Educação Especial. Diante desse contexto, a pesquisa teve por objetivo identificar, junto aos estudantes egressos do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília (Brasil), quais são suas percepções sobre tal curso de formação inicial e verificar se promove uma formação em direção à perspectiva educacional inclusiva. A coleta ocorreu por meio da aplicação de um questionário online via plataforma Google Forms, com base em uma análise quanti-qualitativa dos dados que foram organizados em temas centrais relacionados com a formação do professor na perspectiva inclusiva. Os resultados apontaram a necessidade de reestruturação curricular do curso de forma a priorizar a relação entre as disciplinas que tratam de conteúdos de Educação Especial e as demais, além da inserção de oportunidades de estágio em salas de aulas inclusivas para aprimorar a formação do professor.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; Pedagogia; Inclusão escolar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )