SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3School inclusion and initial teachers training: the perception of students graduated in EducationDevelopmental pathways of appropriation and educational use of digital network technologies enhanced in pedagogical architectures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

BURGARELLI, Cristóvão Giovani  and  CARMO, Danielsie Silva do. Formação e desejo de ser professor. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.890-899. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991872.

Como alguém se torna um professor? Essa questão a priori parece óbvia, pois esse nascimento pode se dar junto à formação profissional específica da academia, obtendo-se assim a condição regulamentar pretendida, mediante o porte de um título que materialmente se apresenta na forma de um diploma. Mas as respostas simplificadas nunca foram as mais convincentes, por isso optamos, neste artigo, por buscar apreender essa questão a partir de uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de inconsciente, sujeito, desejo, transferência e ética. Elegemos, portanto, como referencial básico um recorte orientado nas obras de Freud e Lacan.

Keywords : Formação; Sujeito; Inconsciente; Desejo..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )