SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Inclusão escolar e formação inicial de professores: a percepção de alunos egressos de um curso de PedagogiaPercursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede potencializados em arquiteturas pedagógicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BURGARELLI, Cristóvão Giovani  e  CARMO, Danielsie Silva do. Formação e desejo de ser professor. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.890-899. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991872.

Como alguém se torna um professor? Essa questão a priori parece óbvia, pois esse nascimento pode se dar junto à formação profissional específica da academia, obtendo-se assim a condição regulamentar pretendida, mediante o porte de um título que materialmente se apresenta na forma de um diploma. Mas as respostas simplificadas nunca foram as mais convincentes, por isso optamos, neste artigo, por buscar apreender essa questão a partir de uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos de inconsciente, sujeito, desejo, transferência e ética. Elegemos, portanto, como referencial básico um recorte orientado nas obras de Freud e Lacan.

Palavras-chave : Formação; Sujeito; Inconsciente; Desejo..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )