SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Formación y deseo de ser professorRelação teoria-prática na percepção de alunas-professoras de um programa especial de formação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

SILVA, Albina Pereira de Pinho; CRUBELATI, Ariele Mazoti; FALCAO, Jairo Luiz Fleck  y  ARAUJO, Rosalia de Aguiar. Percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede potencializados em arquiteturas pedagógicas. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.900-918. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991772.

Este texto consiste em analisar os percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede pelos profissionais da Educação Básica via Arquiteturas Pedagógicas. Para tanto, realizou-se, quinzenalmente, ações de formação presencial e à distância em uma escola da rede pública de ensino situada na cidade de Juara-MT, Brasil. Os fundamentos teóricos, conceituais e metodológicos que sustentam as ações e processos formativos são a pesquisa-ação ao lado dos pressupostos da pesquisa-formação. Para a composição do corpus de análise, utilizaram-se dados coletados por meio de questionários e excertos de narrativas escritas em memoriais reflexivos. As informações produzidas pela pesquisa apontam que a aprendizagem do profissional da educação é motivada pela necessidade que sente com referência a atuação e desenvolvimento profissional. A pesquisa demonstra que os participantes, no início do projeto, apresentavam pouca familiaridade com as tecnologias digitais de rede, mas compreenderam a necessidade de incluir seus estudantes na cultura digital, com a prerrogativa de potencializar suas capacidades de comunicação, argumentação e (re) construção de conhecimentos. Os desafios vivenciados no âmbito da pesquisa sinalizam para a importância de se pensar ações de pesquisas colaborativas voltadas para instituir práticas e processos interativos de criação e autoria em ambientes formativos híbridos com suporte das tecnologias digitais de rede.

Palabras clave : Formação continuada; Arquiteturas pedagógicas; Cibercultura; Facebook..

        · resumen en Portugués     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )