SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Percursos formativos de apropriação e uso pedagógico das tecnologias digitais de rede potencializados em arquiteturas pedagógicasSer professor: reflexões sobre a formação e a docência na Educação de Jovens e Adultos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BELLO, Isabel Melero  e  PENNA, Marieta Gouvêa de Oliveira. Relação teoria-prática na percepção de alunas-professoras de um programa especial de formação. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.938-949. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992177.

O artigo apresenta resultado de pesquisa realizada com professoras da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental em formação em um programa especial oferecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo em parceria com municípios paulistas e universidades do estado de São Paulo, Brasil, (no caso pesquisado, a Universidade de São Paulo). Esse programa visava certificar os docentes no âmbito do ensino superior. Este texto pretende apresentar resultados de investigação relativos às aprendizagens desenvolvidas nos processos de socialização das professoras, tendo como suporte autores como Bourdoncle, Chartier, Tardif e Raymond. O foco é a percepção das professoras sobre a relação entre saberes teóricos e práticos no exercício profissional. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com três professoras, observações in loco e registros em caderno de campo. Presenciou-se uma tensão entre saberes práticos e teóricos em várias aulas, mas também momentos em que havia o reconhecimento de suas práticas nos textos acadêmicos estudados. Como resultados, observou-se que a socialização profissional promovida pelo programa foi destacada como fundamental pelas cursistas, pois propiciou a troca de experiências e fez que se percebessem como um grupo profissional. Essa percepção e o diploma de nível superior aumentaram o sentimento de autoestima e de segurança das professoras em relação ao seu trabalho.

Palavras-chave : Formação de professores em serviço; Relação teoria-prática; Profissionalização do docente..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )