SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Relação teoria-prática na percepção de alunas-professoras de um programa especial de formaçãoConteúdos de educação física no ensino fundamental: Contribuições de boas práticas para a formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

WEBER, Daniela Maria  e  SCHWERTNER, Suzana Feldens. Ser professor: reflexões sobre a formação e a docência na Educação de Jovens e Adultos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.950-965. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992017.

Este estudo tem como objetivo conhecer uma amostra de professores que trabalham na Educação de Jovens e Adultos (EJA) quanto às suas percepções sobre a docência e a sua formação. O artigo inicia apresentando um panorama da constituição da EJA no Brasil e a docência na modalidade, a partir de revisão teórica. Por meio de entrevistas semiestruturadas com dez professoras de Ensino Fundamental de uma Coordenadoria Regional de Educação do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, as docentes explanaram sobre a escolha e permanência na modalidade, os desafios e possibilidades no trabalho com a EJA. Os dados foram analisados à luz da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apresentam professoras de diferentes idades e tempos de docência. Não tiveram conhecimento sobre a EJA, quando de sua formação inicial, vindo a conhecer a modalidade a partir do trabalho realizado nela, diferente do que orienta a Legislação vigente. Comentam sobre as dificuldades em suas práticas, como a de estarem sempre motivadas, incentivando os estudantes, cativando-os para que mantenham o interesse e envolvimento nas aulas. Fatores que exigem aulas bem preparadas e que demonstram a preocupação com a aprendizagem. Elas se reconhecem como professoras da modalidade e por isso permanecem atuando. Ao propor conhecer esta amostra das professoras que trabalham na EJA, espera-se que o presente estudo possa contribuir para refletir sobre a formação e a docência na modalidade, que se mantém tão importante para a efetivação do direito de escolarização de muitos brasileiros.

Palavras-chave : Professores; Formação; Educação de Jovens e Adultos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )