SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Ser professor: reflexões sobre a formação e a docência na Educação de Jovens e AdultosDiversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

COSTA, Catia Silvana da  e  MONTEIRO, Maria Iolanda. Conteúdos de educação física no ensino fundamental: Contribuições de boas práticas para a formação docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.966-984. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991682.

Com base nas boas práticas de uma professora de Educação Física iniciante, este artigo pretende identificar elementos que contribuam para uma sistematização de conteúdos nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, consequentemente, para a formação docente. Essas práticas resultam do recorte de uma Dissertação de Mestrado em Educação subsidiada pelo eixo de análise “conteúdo escolar”. A Dissertação, cujo objetivo consistiu em conhecer e compreender as práticas da professora e as fontes que influenciam na construção de seus saberes, desenvolveu-se por meio de um estudo de caso como uma possibilidade de pesquisa qualitativa com utilização de entrevistas semiestruturadas, observação participante e análise documental. Igualmente, a professora e as duas escolas estaduais do Estado de São Paulo foram caracterizadas e o processo de construção dos eixos de análise foi elucidado. Os elementos, identificados no eixo “conteúdo escolar” (os quais sinalizam o “que”, “como” e “porque” a professora ensina), podem contribuir para uma sistematização de conteúdos nas aulas de Educação Física nos anos iniciais e auxiliar professores de Educação Física iniciantes. As boas práticas se fundamentam em uma perspectiva contextualizada e interdisciplinar de ensino, ressignificam a aprendizagem discente e apresentam aspectos positivos e negativos, identificados pela professora como padrões para entender os obstáculos e os próprios problemas relativos às suas práticas, decisões teóricas e à formação docente. Portanto, promovem um entendimento sobre as aprendizagens adquiridas no início da carreira, reflexões sobre políticas públicas de formação docente e novos diálogos sobre a possibilidade de desenvolvimento de boas práticas por professores de Educação Física.

Palavras-chave : Formação docente; Educação física nos anos iniciais do ensino fundamental; Sistematização de conteúdos; Boas práticas..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )