SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Conteúdos de educação física no ensino fundamental: Contribuições de boas práticas para a formação docenteA roda da conversa na educação infantil: instrumento de silenciamento ou amplificação da voz da criança? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

RIBEIRO, Patrícia Batista  e  SANTOS, Roseli Albino dos. Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação Infantil. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.985-1000. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991898.

O presente artigo está relacionado ao cotidiano das crianças de Educação Infantil no que se refere às interações sociais estabelecidas nesse ambiente escolar em relação à criança negra. Apresenta uma análise acerca de uma pesquisa realizada em uma instituição de Educação Infantil, que objetivou investigar como as interações sociais e relações raciais aconteciam entre crianças negras e brancas e com a professora da sala. Entendendo que este espaço escolar deve ser um ambiente que respeite a criança em suas individualidades e auxilie no desenvolvimento de habilidades de interação e respeito ao próximo, faz-se importante discutir a diversidade étnico-racial na escola. Para a realização do estudo utilizamos como instrumentos de coleta de dados entrevistas e observações do espaço escolar e da rotina da sala de aula. Os resultados apontam que as crianças, desde muito pequenas, conhecem e empregam categorias étnico-raciais em seus diálogos. Observou-se que nos momentos de brincadeira, em que estavam mais livres e autônomas para expressarem suas opiniões, as questões étnico-raciais surgiam em seus diálogos, no entanto, durante as brincadeiras elas se relacionavam sem que o pertencimento racial interferisse em suas interações. Vivências práticas em que a diversidade étnico- racial se fazia presente pareceu-nos possibilitarem para as crianças que esse assunto fosse tratado com mais naturalidade por elas. Buscamos por meio do presente texto, evidenciar a presença de questões étnico-raciais no contexto da Educação Infantil.

Palavras-chave : Diversidade étnico-racial; Educação infantil; Interações sociais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )