SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Diversidade étnico-racial e as interações sociais na Educação InfantilPrograma Ciência sem Fronteiras: relato de experiências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILVA, Regina Broco Lima da; LIMA, Norma Silvia Trindade de  e  FERNANDES, Renata Sieiro. A roda da conversa na educação infantil: instrumento de silenciamento ou amplificação da voz da criança?. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.1001-1019. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992181.

O artigo reflete sobre o silenciamento e/ou a amplificação da voz da criança por meio da roda da conversa como instrumento pedagógico no espaço da educação infantil. A metodologia adotada é qualitativa e as técnicas de construção de dados são: a observação participante em uma escola particular, a observação total em um Centro de Educação Infantil - CEI -, diário de campo, entrevista semiestruturada, e desenhos de crianças. A análise dos dados se baseia em Oriolo, Siste, Larrosa, Kohan, entre outros. Os dados permitem afirmar que o educador no espaço de educação infantil, ao se desprender de movimentos rígidos e deterministas, favorece que a criança se constitua como sujeito ativo. A roda da conversa como instrumento pedagógico colabora com a singularização ao amplificar a voz da criança ao mesmo tempo em que potencializa e fomenta práticas democráticas e de escuta qualificada e responsiva. Desta forma, permite rever pensares e fazeres no espaço educativo para além da educação infantil (0-6 anos), contribuindo para a educação da infância (0-10 anos).

Palavras-chave : Educação infantil; Infância; Roda da conversa..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )