SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3A roda da conversa na educação infantil: instrumento de silenciamento ou amplificação da voz da criança?Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CUTTI, Luan et al. Programa Ciência sem Fronteiras: relato de experiências. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.1020-1033. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991897.

O programa Ciência sem Fronteiras foi criado a fim de reduzir a distância entre as universidades brasileiras e as mais prestigiosas universidades estrangeiras, através da mobilidade acadêmica. Esse programa federal precisa ser avaliado para que a comunidade tenha um retorno e saiba o que tem sido realizado por esses bolsistas no exterior. O objetivo deste trabalho é relatar as experiências acadêmicas e extra-acadêmicas, adquiridas durante o intercâmbio de quatro estudantes através do programa Ciência sem Fronteiras. Desta forma, busca-se um olhar crítico sobre este programa e como este tem ajudado na formação profissional e visão cidadã dos estudantes contemplados. Quatro acadêmicos da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) campus Frederico Westphalen foram selecionados pelo programa Ciência sem Fronteiras para graduação sanduíche no exterior. Os acadêmicos estudaram em universidades da Itália, Alemanha e Austrália pelo período de 12 a 18 meses. Durante a estadia no exterior os bolsistas frequentaram cursos de idioma, disciplinas nas universidades e realizaram estágios. A experiência proporciona aprendizados inefáveis que podem contribuir na busca pela excelência acadêmica aqui no Brasil, através do compartilhamento dessas experiências com professores e colegas. Ter uma experiência internacional no currículo acadêmico e profissional irá definitivamente destacar dentre os demais, em um mercado de trabalho extremamente competitivo. Estudar no exterior está entre as experiências mais instigantes e enriquecedores para qualquer acadêmico.

Palavras-chave : Mobilidade acadêmica; Graduação sanduíche; Intercâmbio..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )