SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Programa Ciência sem Fronteiras: relato de experiênciasMaria Yedda Linhares e a construção da escola de tempo integral no estado do Rio de Janeiro: entrevista com Lia Faria índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

RAMOS, Wilsa Maria  e  ROSSATO, Maristela. Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.1034-1048. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991906.

O uso da internet e das mídias sociais têm se constituído uma ferramenta de construção das relações sociais, implicando novas formas de aprendizagem e de democratização do acesso ao conhecimento. O artigo tem por objetivo refletir sobre a democratização do acesso ao conhecimento e os desafios impostos pela reconfiguração social a partir do uso intensivo da internet. Pretende, também, problematizar o uso da web para a aprendizagem e o desenvolvimento humano de estudantes e professores do ensino superior no século XXI. O momento de mudanças nos processos sociais e educacionais é propício à reflexão crítica proposta, embora não se tenha a intenção de esgotar a discussão. As reconfigurações sociais caminham em paralelo à democratização do acesso ao conhecimento. O acesso ao conhecimento não basta a si mesmo: é preciso que esteja a serviço da aprendizagem e do desenvolvimento dos indivíduos, via práticas pedagógicas. No processo educativo, a ruptura do legado da escola tradicional e a instauração da abertura do campus de cimento e concreto para o campus virtual, favorecerá a integração comunidade acadêmica a outras comunidades virtuais, abertas, para o exercício democrático de outras práticas e formas de comunicação docente.

Palavras-chave : Democratização do acesso; Reconfiguração social; Mídias sociais; Perfil do estudante universitário..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )