SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Democratizing access to knowledge and the challenges of social reconfiguration for students and teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

MATOS, Sheila Cristina Monteiro. Maria Yedda Linhares e a construção da escola de tempo integral no estado do Rio de Janeiro: entrevista com Lia Faria. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.1049-1057. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991871.

Entrevista com Lia Faria sobre a gestão na Secretaria Municipal de Maria Yedda Linhares (1983-1986), momento histórico, em plena Ditadura Militar, em que, no Rio de Janeiro, buscou-se implementar políticas democráticas de educação. Lia Faria é Pós-doutora em Educação e em Ciências Políticas, coordenadora do Laboratório de Educação e República e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Lia Faria, na década de 1980, era professora de História do estado do Rio de Janeiro e participou ativamente da formação de professores do I Programa Especial de Educação. Como pesquisadora, trabalha com memórias docentes em prol da escola republicana, em particular o pensamento educacional produzido pelas políticas efetuadas pelos governos fluminenses no período situado entre 1975 e 1987, o que inclui as escolas de tempo integral. Por sua vez, Maria Yedda foi a primeira mulher professora, aprovada em concurso público, a assumir uma cátedra no Brasil. Durante a ditadura militar ela foi exilada na França. Na função de secretária municipal de educação, Yedda coordenou, no município, a implantação dos Centros Integrados de Educação Pública como escola republicana de tempo integral.

Keywords : CIEP; Escola de tempo integral; Intelectuais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )