SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número3Democratização do acesso ao conhecimento e os desafios da reconfiguração social para estudantes e docentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MATOS, Sheila Cristina Monteiro. Maria Yedda Linhares e a construção da escola de tempo integral no estado do Rio de Janeiro: entrevista com Lia Faria. Rev. Elet. Educ. [online]. 2017, vol.11, n.3, pp.1049-1057. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991871.

Entrevista com Lia Faria sobre a gestão na Secretaria Municipal de Maria Yedda Linhares (1983-1986), momento histórico, em plena Ditadura Militar, em que, no Rio de Janeiro, buscou-se implementar políticas democráticas de educação. Lia Faria é Pós-doutora em Educação e em Ciências Políticas, coordenadora do Laboratório de Educação e República e professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Lia Faria, na década de 1980, era professora de História do estado do Rio de Janeiro e participou ativamente da formação de professores do I Programa Especial de Educação. Como pesquisadora, trabalha com memórias docentes em prol da escola republicana, em particular o pensamento educacional produzido pelas políticas efetuadas pelos governos fluminenses no período situado entre 1975 e 1987, o que inclui as escolas de tempo integral. Por sua vez, Maria Yedda foi a primeira mulher professora, aprovada em concurso público, a assumir uma cátedra no Brasil. Durante a ditadura militar ela foi exilada na França. Na função de secretária municipal de educação, Yedda coordenou, no município, a implantação dos Centros Integrados de Educação Pública como escola republicana de tempo integral.

Palavras-chave : CIEP; Escola de tempo integral; Intelectuais..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )