SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Pedagogical discourse production in a dialogic perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

BARBOSA, Silvia Helena Pienta Borges  and  FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. A Teoria do professor reflexivo na formação continuada de professores: discurso vazio de conteúdo. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.6-19. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991744.

A teoria do Professor Reflexivo vai ao encontro da formação continuada de professores, pois ambas têm a prática como foco central de sua tratativa. Dada a convergência entre os temas, o objetivo deste artigo consiste em analisar a relação que se estabelece entre a formação continuada de professores e a teoria do Professor Reflexivo. Busca-se verificar se a teoria do Professor Reflexivo tem guiado as ações em formação continuada de professores, assim como norteia documentos orientadores em formação continuada. O trabalho se fundamenta no materialismo histórico-dialético e foi realizado por meio de pesquisa qualitativa e coleta de dados de campo em um município de pequeno porte do Estado de São Paulo. Foram entrevistados 12 formadores de professores da área urbana do município e realizadas duas observações em momentos formativos. Procedeu-se a categorização e análise de resultados a partir da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicam que a prática é eixo central da formação continuada desses professores, contudo, isso não significa a aplicação da teoria do Professor Reflexivo, uma vez que quase não há espaço de reflexão sobre a prática. Percebe-se também carência de ligação entre teoria e prática e prevalência de uma visão pragmática e instrumental desses formadores. Conclui-se que a teoria do Professor Reflexivo está presente muito mais no discurso do que na prática e que o uso atual dessa teoria está vinculado à política educacional neoliberal e não tem contribuído para a emancipação e a formação crítica dos professores.

Keywords : Professor Reflexivo; Formação Continuada do Professor; Formador de Docentes; Educação Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )