SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

BARBOSA, Silvia Helena Pienta Borges  e  FERNANDES, Maria Cristina da Silveira Galan. A Teoria do professor reflexivo na formação continuada de professores: discurso vazio de conteúdo. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.6-19. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991744.

A teoria do Professor Reflexivo vai ao encontro da formação continuada de professores, pois ambas têm a prática como foco central de sua tratativa. Dada a convergência entre os temas, o objetivo deste artigo consiste em analisar a relação que se estabelece entre a formação continuada de professores e a teoria do Professor Reflexivo. Busca-se verificar se a teoria do Professor Reflexivo tem guiado as ações em formação continuada de professores, assim como norteia documentos orientadores em formação continuada. O trabalho se fundamenta no materialismo histórico-dialético e foi realizado por meio de pesquisa qualitativa e coleta de dados de campo em um município de pequeno porte do Estado de São Paulo. Foram entrevistados 12 formadores de professores da área urbana do município e realizadas duas observações em momentos formativos. Procedeu-se a categorização e análise de resultados a partir da análise de conteúdo. Os resultados encontrados indicam que a prática é eixo central da formação continuada desses professores, contudo, isso não significa a aplicação da teoria do Professor Reflexivo, uma vez que quase não há espaço de reflexão sobre a prática. Percebe-se também carência de ligação entre teoria e prática e prevalência de uma visão pragmática e instrumental desses formadores. Conclui-se que a teoria do Professor Reflexivo está presente muito mais no discurso do que na prática e que o uso atual dessa teoria está vinculado à política educacional neoliberal e não tem contribuído para a emancipação e a formação crítica dos professores.

Palavras-chave : Professor Reflexivo; Formação Continuada do Professor; Formador de Docentes; Educação Básica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )