SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A produção do discurso pedagógico numa perspectiva dialógicaA educação em direitos humanos na educação infantil: formação de sujeitos de direitos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CARVALHO, Lauriston de Araújo. Educação em direitos humanos: uma revisão de literatura. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.30-45. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991979.

O presente estudo faz uma revisão de literatura sistemática de artigos científicos nacionais e internacionais sobre educação em direitos humanos nas bases de dados Portal Periódicos Capes e LILACS, no período entre 2011 a 2015. A análise do material levou em consideração os critérios: 1. periódicos que os estudos foram publicados; 2. país/região do(s) autor(es); 3. natureza do estudo (empírico/teórico); 4. objetivos e principais resultados. Ao final foram selecionados 44 artigos entre nacionais e internacionais. Os resultados mostram a predominância de publicações em educação e em saúde. A Psicologia apresenta-se como a área mais solicitada para publicação e São Paulo (n=08) e Rio Grande do Sul (n=08) são os estados com mais publicações. Os estudos teóricos (n=28) aparecem em maior número em relação aos empíricos (n=16). No que se refere aos objetivos e resultados dos estudos, os dados mostram que há temas em comum e discrepantes nos estudos nacionais e internacionais. Há doze categorias temáticas nos estudos nacionais: educação em direitos humanos; direitos sexuais e reprodutivos; diversidade sexual; segurança pública/justiça; violência; cidadania; saúde; a questão racial; democracia; direitos da criança e do adolescente; o contexto rural e a questão indígena. Já nos estudos internacionais as categorias temáticas foram divididas em cinco, que são: democracia; educação em direitos humanos; direitos sexuais e reprodutivos; sistema prisional; questão indígena. Conclui-se que a democracia, direitos da criança e do adolescente, o contexto rural e a questão indígena, são áreas de maior carência de estudos, sugerindo-se pesquisas futuras sobre essas temáticas.

Palavras-chave : Direitos Humanos; Educação; Revisão de Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )