SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Educação em direitos humanos: uma revisão de literaturaA educação como projeto de melhoramento racial: uma análise do art. 138 da constituição de 1934 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

ARAUJO, Aline Soares Storch de  e  AFONSO, Maria Lúcia Miranda. A educação em direitos humanos na educação infantil: formação de sujeitos de direitos. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.46-60. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991887.

A Educação em Direitos Humanos - tema de inúmeros documentos, programas e políticas públicas nacionais e internacionais, que tem por objetivo contribuir para a construção de uma sociedade pautada pelo respeito à dignidade humana ainda não faz parte da prática de muitas escolas, principalmente de Educação Infantil, etapa fundamental no processo de formação para a cidadania. Nessa perspectiva, a partir da realização de revisão bibliográfica, este artigo tem como objetivo favorecer a reflexão sobre a incorporação dos valores e princípios da Educação em Direitos Humanos nas práticas da Educação Infantil. Essa reflexão deve acompanhar a discussão sobre as concepções docentes acerca dos direitos humanos e da infância, além de considerar a importância de uma formação específica para o professor, que possa auxiliá-lo a desenvolver um trabalho capaz de colaborar para a efetivação da cidadania e da humanidade da criança. A Educação em Direitos Humanos transmite valores associados a práticas, brincadeiras, atitudes, estórias e jogos para os alunos individualmente e em grupos.

Palavras-chave : Direitos Humanos e Educação; Educação da Primeira Infância; Educação para a Cidadania.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )