SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A educação como projeto de melhoramento racial: uma análise do art. 138 da constituição de 1934Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SILVA, Marcus Vinicius Cesso da  e  FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira. Aplicação do ENADE como ferramenta para avaliação do desempenho discente em um curso de Pedagogia. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.74-89. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991968.

Este artigo tem como objetivo apresentar a importância da aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) como ferramenta estratégica para avaliação do desempenho discente no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES), possibilitando entender o perfil dos alunos e aprimorar a qualidade de seus serviços de ensino. Após a aplicação de dois questionários estruturados vinculados ao ENADE, dedicados a compreender o perfil socioeconômico dos alunos e o desempenho discente em relação ao conteúdo programático do curso, foi obtido um relatório final que permitiu a IES realizar a análise do desempenho discente e contribuir para seu processo de avaliação institucional. Este estudo apresenta uma abordagem qualitativa de análise documental em que foram utilizados os últimos relatórios disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) como forma de evolução do desempenho discente nos últimos períodos avaliados pelos critérios do ENADE de um curso de graduação em Pedagogia de uma IES particular da cidade de Guarulhos - SP (Brasil). Reforça-se que com estas informações analisadas pela IES é possível promover melhorias que tragam benefícios aos alunos, gerem melhores indicadores de qualidade do curso e forneçam informações que auxiliam na prestação de contas aos órgãos brasileiros de avaliação da qualidade do ensino superior.

Palavras-chave : ENADE; Desempenho Discente; Avaliação da Graduação; Estratégias de Avaliação do Ensino Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )