SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Aplicação do ENADE como ferramenta para avaliação do desempenho discente em um curso de PedagogiaOs egressos do Programa Ciência sem Fronteiras pela percepção dos seus professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

MAGALHAES, Priscila Maria Vieira dos Santos; GONCALVES, Crislainy de Lira; ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de  e  OLIVEIRA-MENDES, Solange Alves de. Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.90-103. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991933.

As discussões acerca da avaliação da aprendizagem se configuram como tema clássico, foco de estudo em muitas pesquisas realizadas no contexto educacional das últimas décadas. Nessa direção, emergem nessas produções diversos sentidos de avaliação, e, comumente, de práticas avaliativas. Assim, no intuito de contribuir para o aprofundamento da temática em questão, objetivamos neste artigo analisar os sentidos de avaliação permeados nas práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Caruaru-PE. No que se refere ao percurso teórico-metodológico, realizamos entrevista semiestruturada com as professoras, analisadas à luz da Análise do Discurso, que nos possibilitou compreender a polissemia discursiva inscrita na multiplicidade de sentidos acerca da avaliação da aprendizagem. Na análise dos discursos das professoras, identificamos que suas práticas avaliativas dialogavam com diferentes sentidos de avaliação: ora aproximam-se de uma concepção de avaliação formativa, ora distanciam-se dessa perspectiva, apontando para um movimento de práticas avaliativas híbridas.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Prática Avaliativa; Sentidos de Avaliação.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )