SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1From discourses to meanings: teachers’ evaluative practices in the first grades of Elementary SchoolPrivate logic in public education, global networks and teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Eletrônica de Educação

On-line version ISSN 1982-7199

Abstract

SEHNEM, Paulo Roberto  and  LUNA, José Marcelo Freitas de. Os egressos do Programa Ciência sem Fronteiras pela percepção dos seus professores. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.104-119. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991919.

O presente trabalho se alinha à defesa de Hudzig de que “internacionalização demanda avaliação” e toma o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como seu objeto de estudo, por se tratar da maior iniciativa de mobilidade em nível de graduação do Brasil. O referido programa representa o que podemos classificar como exemplo de materialização do processo de internacionalização das universidades. A proposta é avaliar se as motivações que levam alunos a buscarem a mobilidade se materializam ao final desta experiência com base na pergunta de pesquisa: quais os contributos obtidos pelos egressos do CsF na percepção dos seus respectivos professores? A amostra da pesquisa compõe-se por oito professores do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os sujeitos foram selecionados pelo critério de contato anterior e posterior à mobilidade, o que os tornaria mais sensíveis às mudanças de comportamentos e demonstrações de contributos, resultantes da experiência internacional. A quantidade de alunos egressos tidos em sala de aula variou entre quatro e doze alunos na condição pré-estabelecida. A análise dos dados apontou que o período de mobilidade estudantil permite a obtenção dos contributos acadêmico, sociocultural, linguístico, profissional e pessoal e que há uma relação direta entre a obtenção dos contributos e as habilidades de Competência Comunicativa Intercultural.

Keywords : Internacionalização Universitária; Mobilidade Estudantil; Programa Ciência sem Fronteiras.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )