SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Dos discursos aos sentidos: as práticas avaliativas de professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalLógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SEHNEM, Paulo Roberto  e  LUNA, José Marcelo Freitas de. Os egressos do Programa Ciência sem Fronteiras pela percepção dos seus professores. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.104-119. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991919.

O presente trabalho se alinha à defesa de Hudzig de que “internacionalização demanda avaliação” e toma o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) como seu objeto de estudo, por se tratar da maior iniciativa de mobilidade em nível de graduação do Brasil. O referido programa representa o que podemos classificar como exemplo de materialização do processo de internacionalização das universidades. A proposta é avaliar se as motivações que levam alunos a buscarem a mobilidade se materializam ao final desta experiência com base na pergunta de pesquisa: quais os contributos obtidos pelos egressos do CsF na percepção dos seus respectivos professores? A amostra da pesquisa compõe-se por oito professores do curso de Engenharia da Produção da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os sujeitos foram selecionados pelo critério de contato anterior e posterior à mobilidade, o que os tornaria mais sensíveis às mudanças de comportamentos e demonstrações de contributos, resultantes da experiência internacional. A quantidade de alunos egressos tidos em sala de aula variou entre quatro e doze alunos na condição pré-estabelecida. A análise dos dados apontou que o período de mobilidade estudantil permite a obtenção dos contributos acadêmico, sociocultural, linguístico, profissional e pessoal e que há uma relação direta entre a obtenção dos contributos e as habilidades de Competência Comunicativa Intercultural.

Palavras-chave : Internacionalização Universitária; Mobilidade Estudantil; Programa Ciência sem Fronteiras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )