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Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CAETANO, Maria Raquel. Lógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professores. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.120-131. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992109.

Analisaremos, neste artigo, como ocorre a concepção gerencial mercantil da gestão da educação e da escola pública na proposta do programa Ensina Brasil da rede global Teach for All, que opera em 40 países e nos cinco continentes, bem como as consequências dessa ação para a formação de professores. Essa forma peculiar de relação entre o público e o privado, a partir de parcerias ou outras formas de gestão, opera mediante a instalação de uma série de ferramentas de mercado no próprio funcionamento da política pública e da escola. Apresentaremos a rede global através do Programa Ensina Brasil que atua nas redes públicas do país e influencia na formação de professores, buscando uma formação aligeirada, precarizando o trabalho docente, utilizando-se da lógica mercantil e alterando, dessa forma, o conteúdo da educação pública, da gestão democrática e da formação de professores nesse contexto.

Palavras-chave : Formação Docente; Público-Privado; Política Educacional.

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