SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Lógica privada na educação pública, redes globais e a formação de professoresFalas, afetos, sons e ruídos: as crianças e suas formas de habitar e participar do espaço escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

LIRA, Jaílton de Souza  e  HERMIDA, Jorge Fernando. Gestão, financiamento e (des)valorização da educação em Alagoas (2007-2014). Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.132-150. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992031.

Este artigo analisa as consequências da gestão do governo Vilela Filho (2007-2010 e 2011- 2014) para a educação pública estadual em Alagoas (Brasil), no contexto da conjuntura política, econômica e social resultante do processo de reformulação do sistema capitalista em meio à sua crise estrutural iniciada nas últimas décadas. Na educação pública alagoana, investiga especificamente as consequências das políticas públicas de natureza neoliberal na qualidade do ensino, no modelo de gestão e financiamento implementados, na formação e valorização dos profissionais da educação, além de refletir sobre as efetivas condições de trabalho destes profissionais. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, documental e utiliza as contribuições do materialismo histórico- -dialético. O estudo conclui que as políticas educacionais do governo Vilela Filho foram na contramão das políticas aprovadas pelo Governo Federal nesse período. Enquanto o Governo Federal expandiu sua esfera de atuação estatal com maior atenção às políticas sociais - com todas as contradições no que se refere à política macroeconômica -, em Alagoas as políticas neoliberais do governo Vilela Filho concretizaram um contundente ataque aos direitos dos servidores públicos, com a sustentação dos grupos hegemônicos que controlavam a significativa maioria dos aparelhos públicos e privados, dentre estes a Assembleia Legislativa, o Poder Judiciário, a maioria das prefeituras municipais e os meios de comunicação de massa.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Gestão Escolar; Neoliberalismo; Financiamento Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )