SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Gestão, financiamento e (des)valorização da educação em Alagoas (2007-2014)Estratégias das famílias populares de apoio à escolarização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CASTRO, Lucia Rabello de; MOURA, Carina Borgatti; VIEIRA, Isa Kaplan  e  LARA, Juliana Siqueira de. Falas, afetos, sons e ruídos: as crianças e suas formas de habitar e participar do espaço escolar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.151-168. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992019.

O presente trabalho analisa as falas, os afetos, os sons e os ruídos, como formas de expressão das crianças ao habitarem e participarem do espaço escolar. Interessou-nos examinar como estes contornos sonoros e afetivos complementares ao discurso associam-se a modos de ação de alunos e alunas no seu envolvimento com a escola e suas demandas. A pesquisa de campo em onze escolas públicas, abarcando mais de 400 alunos e alunas do Ensino Fundamental e Ensino Médio, foi realizada através de observação-participante e grupos de discussão. Os resultados evidenciaram a importância dos afetos, emoções e expressões não-verbais para se compreender as dinâmicas sociais e intergeracionais que criam as condições políticas de fala e de escuta para as crianças na escola. A partir de categorias nomeadas como ‘queixumes’, ‘passividade’ e ‘rompantes imaginários’, analisamos como as ações de alunos e alunas podem ser lidas como uma importante expressão do que pensam e sentem acerca do processo de transmissão e constituir sentidos coletivos para a posição singular do estudante frente ao adulto.

Palavras-chave : Crianças; Escola; Afetos; Ação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )