SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Falas, afetos, sons e ruídos: as crianças e suas formas de habitar e participar do espaço escolarO professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach  e  ZUKOWSKI-TAVARES, Cristina. Estratégias das famílias populares de apoio à escolarização. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.169-183. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992095.

O mau desempenho escolar das crianças de famílias populares é costumeiramente atribuído pelos professores ao desinteresse dos pais. O objetivo desta pesquisa foi identificar a existência ou não de ações educativas diferentes por parte dos pais em função do desempenho escolar. Foram entrevistados 20 pais e mães de alunos de “bom” e “mau” desempenho escolar de uma escola pública de uma região de periferia no município de São Paulo, Brasil. Os resultados demonstraram não existirem diferenças significativas nos aspectos investigados: supervisão das atividades escolares, valorização da escolaridade e prioridade às tarefas escolares. Podemos, também, constatar a existência de bons e maus desempenhos escolares entre irmãos. Concluímos que o bom ou mau desempenho dos escolares não reflete o interesse familiar no sucesso escolar dos filhos.

Palavras-chave : Sucesso Escolar; Fracasso Escolar; Famílias Populares.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )