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Revista Eletrônica de Educação

versión On-line ISSN 1982-7199

Resumen

CAMPOS, Daniela Bertolucci de  y  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. O professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.184-198. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991899.

Este artigo apresenta um recorte dos estudos realizados durante o mestrado buscando analisar a prática pedagógica do professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico” sob o aspecto das dimensões que caracterizam o processo educativo em Educação Ambiental - dimensão dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e dimensão política. Por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas complementadas por análise documental, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental. Os dados obtidos revelaram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e as dimensões que caracterizam os trabalhos em Educação Ambiental expressas em sua prática docente além de apontar caminhos para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.

Palabras clave : Educação Ambiental; Professor de Biologia; Sujeito Ecológico.

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