SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Estratégias das famílias populares de apoio à escolarizaçãoModos de conceber, possibilidades de significar: trabalhando com geometria no contexto da inclusão escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CAMPOS, Daniela Bertolucci de  e  CAVALARI, Rosa Maria Feiteiro. O professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.184-198. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271991899.

Este artigo apresenta um recorte dos estudos realizados durante o mestrado buscando analisar a prática pedagógica do professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico” sob o aspecto das dimensões que caracterizam o processo educativo em Educação Ambiental - dimensão dos conhecimentos, dos valores éticos e estéticos e dimensão política. Por meio do emprego de entrevistas semiestruturadas complementadas por análise documental, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa envolvendo docentes do ensino público, no intuito de explorar seu relacionamento pessoal e profissional com a temática ambiental. Os dados obtidos revelaram uma estreita relação entre o grau de aproximação do professor em relação às características que compõem o “sujeito ecológico” e as dimensões que caracterizam os trabalhos em Educação Ambiental expressas em sua prática docente além de apontar caminhos para a formação dos professores enquanto educadores ambientais.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Professor de Biologia; Sujeito Ecológico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )