SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1O professor de Biologia enquanto “sujeito ecológico”: conhecimentos, valores e participação política na prática docenteProfessor José Rodeghiero: trajetória docente e envolvimento comunitário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CUSTODIO, Iris Aparecida; LUVISON, Cidinéia da Costa  e  FREITAS, Ana Paula de. Modos de conceber, possibilidades de significar: trabalhando com geometria no contexto da inclusão escolar. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.199-217. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992124.

Este estudo pauta-se pelos princípios teóricos e metodológicos da perspectiva histórico- -cultural, a fim de contribuir com as análises sobre modos de elaboração de conhecimento por alunos com deficiências. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no âmbito do Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Brasil), que tem como foco as práticas de letramento matemático escolar e a formação docente. A equipe do projeto é constituída por cinco professoras do ciclo de alfabetização de escolas públicas, quatro pós-graduandas e quatro docentes da universidade. Quinzenalmente, o grupo se reúne para estudar, selecionar tarefas para realizar em sala de aula e compartilhar narrativas das práticas produzidas pelas professoras. O texto focaliza o movimento de significações no decorrer do processo de ensino e aprendizagem de conceitos geométricos com um aluno de um 3º ano do ensino fundamental, diagnosticado com transtorno do espectro autista. Os resultados revelam que as possibilidades de aprendizagem de todos os alunos, com ou sem deficiências, estão atreladas às condições oferecidas pelo meio circundante. Desse modo, enfatizam-se as relações intersubjetivas ocorridas durante as atividades mediadas pelas palavras e instrumentos técnico-semióticos. Ao ensinar, no contexto da política de inclusão escolar, o desafio dos professores é criar as condições educacionais para todos os alunos presentes em sala de aula, sem perder de vista as singularidades.

Palavras-chave : Teoria Histórico-Cultural; Educação Inclusiva; Educação Matemática; Intersubjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )