SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Modos de conceber, possibilidades de significar: trabalhando com geometria no contexto da inclusão escolarBlended Learning: enabling Higher Education Reform índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

CASTRO, Renata Brião de  e  WEIDUSCHADT, Patrícia. Professor José Rodeghiero: trajetória docente e envolvimento comunitário. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.218-237. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992195.

Este artigo tem como objetivo abordar a trajetória de José Rodeghiero no período em que foi professor da Escola Garibaldi, município de Pelotas (RS), Brasil, durante os anos de 1929 a 1950. Para além da atuação do professor como docente exerceu diferentes funções na localidade, cumprindo outras designações além do exercício da docência. Utilizam-se como fontes um manuscrito escrito pelo professor, jornais da época, além do uso de entrevistas ancoradas na metodologia da história oral com os moradores do entorno e ex-alunos do professor. Para amparar teoricamente as pesquisas, apoia-se principalmente no conceito de identidade, fazendo reflexões sobre a identidade étnica, uma vez que esse grupo é originário dos imigrantes italianos que se instalaram na localidade no final do século XIX. As reflexões sobre o campo da memória também são pertinentes para o texto, uma vez que as principais fontes decorrem das entrevistas. Ainda a abordagem se dá por meio dos documentos escritos, ressaltando a intencionalidade do docente em guardar o manuscrito, revelando a perpetuação da memória preservada até os dias atuais. O professor José Rodeghiero possuía um vínculo com a comunidade escolar e era participativo da vida no local, além de ser morador da região e também pertencente ao mesmo grupo étnico.

Palavras-chave : Professor de Escola Rural; Imigração; Comunidade Local.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )