SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Blended Learning: enabling Higher Education ReformDisciplina Profissão Docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

PASSARELLI, Lílian Maria Ghiuro. A meta-avaliação de disciplina ministrada em pós-graduação stricto sensu. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.245-262. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992130.

Este trabalho tem por objetivo analisar as manifestações avaliativas de mestrandos de disciplina eletiva ministrada no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores (Formep). A disciplina fomenta trabalho prático para gerir produtivamente os resultados obtidos em processos avaliativos em larga escala referentes à leitura e à escrita. Os fundamentos que alicerçam este estudo se baseiam em modelos e teorias sociointeracionistas para sustentação da leitura e da escrita como processos de construção de sentido. Também se norteiam pela concepção de avaliação como aprendizagem. A fim de averiguar se as atividades propostas contribuíram para a ampliação/construção de saberes, foi idealizado instrumento no qual os mestrandos, ao final do semestre, realizaram autoavaliação e avaliação da disciplina. Neste artigo, o escopo de análise restringe-se às manifestações constituídas pela percepção da autoavaliação referente somente a duas atividades realizadas durante o semestre letivo e pela avaliação da disciplina. Para operacionalizar a análise de tais manifestações, o critério eleito foi de agrupá-las em categorias relacionadas às três dimensões da prática docente: o saber, o saber ser e o saber fazer. A opção por essas categorias decorre da assunção de que os formadores produzem saberes específicos ao longo de sua práxis educativa e que não são meros mediadores de saberes produzidos por outrem. Implica também a própria natureza do fazer pedagógico, da historicidade da práxis: uma reflexão crítica para minimizar o hiato entre o plano teórico e o prático. Os resultados conduziram à realização de investimentos/ajustes em duas frentes: (i) redimensionamento de abordagens e seleção de conteúdos; (ii) meta-avaliação do próprio instrumento com o qual foram coletadas informações.

Palavras-chave : Avaliação como Aprendizagem; Produção do Texto Acadêmico; Meta-Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )