SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1A meta-avaliação de disciplina ministrada em pós-graduação stricto sensuEstudos sociais da infância: discutindo a constituição de um campo a luz de Bourdieu índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Eletrônica de Educação

versão On-line ISSN 1982-7199

Resumo

OLIVEIRA, Adelayde Rodrigues Alcântara de; AMORIM, Roseane Maria de  e  PIZZI, Laura Cristina Vieira. Disciplina Profissão Docente em um curso de Pedagogia: trajetórias, experiências e inovações na formação docente. Rev. Elet. Educ. [online]. 2018, vol.12, n.1, pp.263-278. ISSN 1982-7199.  https://doi.org/10.14244/198271992114.

A disciplina Profissão Docente nos cursos de formação de professores tem-se caracterizado como um lócus de debate sobre a docência em suas diferentes dimensões. Sendo assim, este texto tem por objetivo introduzir reflexões acerca da profissão docente e o papel da disciplina nos cursos de formação dos futuros docentes na contemporaneidade. Inúmeros estudos mostram a necessidade de inovações nas práticas docentes do ensino superior e a indispensabilidade de novas posturas diante do conhecimento. Nessa direção, problematizou- se, neste texto, a temática da formação profissional dos professores e das professoras na contemporaneidade; também, relatou-se o trabalho desenvolvido no âmbito da referida disciplina em uma turma de uma universidade pública federal brasileira. Apesar do crescente acúmulo de atividades e da precariedade do trabalho docente enfrentada no país em todos os níveis, observou-se, durante o desenvolvimento da disciplina, que determinados conhecimentos trabalhados de forma significativa, criativa e interdisciplinar são fundamentais para a formação de pessoas mais comprometidas, politizadas e abertas às novas aprendizagens ao longo da vida. A relevância dessa experiência curricular, advinda do desenvolvimento da disciplina Profissão Docente, é um momento privilegiado para refletir e questionar o modelo educativo vigente diante das inúmeras transformações provocadas no sistema educacional. A disciplina convoca os futuros profissionais da educação a vivenciarem a dialogização, a práxis pedagógica, a profissionalização, e consequentemente, a formação inicial e continuada docente voltada para atender às necessidades dos sujeitos mais desfavorecidos da sociedade brasileira.

Palavras-chave : Profissão Docente; Formação de Professores; Experiências Inovadoras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )